domingo, 18 de agosto de 2013

Jääportit: Discografia


Baixas temperaturas pedem sons etéreos. Ao contrário da Finlândia, quase todo território brasileiro é quente praticamente o ano inteiro (principalmente onde moro), com alguns raros momentos de frio no inverno, obviamente. E assim como no post do Nest (http://transsuomiexpress.blogspot.com.br/2012/06/nest-discografia.html), este também é sob influência do clima (18ºC). No comando, outro duo, Jääportit.
  



Formado no ano de 1997 em Oulu, norte do país, Jääportit era apenas um projeto solo de
Tuomas M. Mäkelä, e foi tomando forma de duo naturalmente em 2003, já que Mindy M. Heinonen colaborava com ele desde seu início, com violinos, vocais e posteriormente iria contribuir com as artes da banda.

                  Tuomas


                  Mindy
 
Depois de lançarem "Halki Lumisen Metsän", uma demo em cdr em 1998 e "Kauan Koskematon" em formato cassete em 1999, nitidamente influenciado por Dead Can Dance e pelo velho Mortiis, em 2004 partem para seu full-lenght "Uumenissa", com umas nuances Tangerine Dream e Jean Michel Jarre, mas já com características árticas.
No ano seguinte, participam da coletânea "Sonic Visions of Middle-earth" pela Foreshadow, com a música "
Sydänyön samooja syvällä" unten mailla ja metsien soilla", inspirada em J.R.R. Tolkien. J-M Kenttälä do Ruotomieli toca violão nesta faixa. 



Em 2006 sai o segundo álbum "Avarrus", agora com mais elementos eletrônicos, flertes sutilmente tribais e sob uma consistente camada gélida. Identifica-se algo de Ulver em sua sonoridade.
E ainda falando em Ulver, em 2007 sai pela Aspherial Asphyxia, um tributo ao mesmo, chamado "
My Own Wolf: A New Approach to Ulver". "Gnosis" é a faixa escolhida, com Mindy fazendo os vocais.



Já em 2009 chega a vez de "Voimasuo" ver a luz do dia, ou melhor, da escuridão.
Apesar das características citadas ao longo do post, o que se ouve aqui beira ao progressivo (ou como quiser, post-rock), com direito a bateria acústica e maior ênfase aos vocais de Mindy, muito bem encaixados no álbum.



                                  

Fora mais uma participação em uma coletânea (YOGSOTHERY - Gate I: Chaosmogonic Rituals Of Fear, 2010, dedicado a Harold Lovecraft), não sem tem notícias concretas desde então.


                  

Agora é torcer para que um dia a dupla volte a nos agraciar com mais "música congelada", como eles mesmos dizem.
Hei hei.
       



        (you need to register on "minhateca.com.br" to make free download)


                             Halki Lumisen Metsän CDR (1998)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/J*c3*a4*c3*a4portit+-+Halki+Lumisen+Mets*c3*a4n+(1998),754469772.rar(archive)


                   





                                  Kauan Koskematon K7 (1999)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/J*c3*a4*c3*a4portit+-+Uumenissa+(2004),754473413.rar(archive)




                                              Avarrus (2006)





                                            Voimasuo (2009)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/J*c3*a4*c3*a4portit+-+Voimasuo+(2009),754484081.rar(archive)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.