domingo, 10 de novembro de 2013

The Valkyrians: Discografia


Ska! Chegou a vez dos Rude Boys de Helsinki chutarem tudo no Trans Suomi Express: The Valkyrians.



Angster (vocais), Letku-Leroy (baixo), Moonhead (piano, orgão), Big Deal (bateria) e Gladiator (guitarra) já eram velhos amigos, mas a ideia de montar uma banda veio em 2002 num boteco (ou algo próximo disso, já que estou falando de um país como a Finlândia) em Helsinki e o primeiro show organizado foi para a festa de aniversário de Big Deal e Leroy, juntos. E acabou sendo um sucesso, obrigando-os a soltar um play o mais rápido possível, e eis que em 2004 sai o primeiro EP, "Miracle" pela Semi Sounds/Fat Belt Records.

Em 2006 lançam o empolgante "High And Mighty", alcançando a
24ª posição na Finlândia (ouça Do You Really Wanna Know e me conte depois) e ainda ganharam alguns prêmios, incluindo o "Femma", um equivalente finlandês ao famoso "Grammy". No mesmo ano, iniciam uma pequena turnê européia, cobrindo a Escandinávia e a Europa Central.
Um pouco mais tarde, já em 2009 soltam "The Beat Of Our Street", flertando um pouco mais com o Rocksteady. E como não poderia deixar ser, mais uma turnê, agora pelo Leste Europeu, e com muito êxito.

Após mais um pequeno hiato, em 2011 resolvem lançar um álbum de covers, com versões, claro, ao modo jamaicano de ser. E não pense que se limitaram ao básico (The Clash e conexões), sobrou até pro Joy Division, - gothicsteady? não sei, mas ficou genial - com "Disorder".

                                 

O vídeo acima é do hit já citado "Do You Really Wanna Know", nomeada como a música do ano no Funky Elephant Awards. Ska de primeiríssima qualidade que deveria ter feito mais alegrias discográficas (torcida e dedos cruzados) a nós ouvintes, também por ser um dos poucos nomes do gênero por aquelas terras (ou lagos!). Terve.



Pequena salada informativa:

+ The Valkirians ou "As Valquírias" vem da mitologia nórdica. Eram servas (deidades menores) do Deus Odin; lindas mulheres montadas em cavalos alados com elmos e lanças que sobrevoavam campos de batalha, escolhendo os mais bravos guerreiros, recém-abatidos, que entrariam no Valhala ('Céu' dos vikings).

+ "Rude Boys" eram como se chamavam os delinquentes na Jamaica dos anos 60. Em geral vindos das periferias de Kingston, frequentavam clubes onde o ska e o rocksteady eram mais populares. Nos anos 70, com a forte imigração jamaicana para a Inglaterra, a partir do 2 tone (segunda onda do ska na Inglaterra) se tornou um termo associado aos fãs de ska, já a partir dos anos 2000 passou a englobar todas as pessoas envolvidas na cultura de rua, quase como um gangsta.

+ Rocksteady é um estilo da zona intermediária da música jamaicana. Entre o ska (raízes no jazz e blues norte americano) e o reggae (influência melancólica, fruto da situação do país após a independência da coroa inglesa, por isso, o conteúdo político nas letras), mas voltado para as "massas", ou a música pop da Jamaica.

+ Mais sobre as influências do The Valkirians você pode conferir neste excelente documentário "Reggae:The History Of Jamaican Music" da BBC. Link: http://www.youtube.com/watch?v=C4J4P6ozT0g




      (you need to register on "minhateca.com.br" to make free download)


                                       High And Mighty (2006)


   Link:
 http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/The+Valkyrians+-+High+And+Mighty+(2006),756620646.rar(archive)





                                 The Beat Of Our Street (2009)

                       

  Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/The+Valkyrians+-+The+Beat+Of+Our+Street+(2009),756574562.rar(archive)


                                             


                                                    Punkrocksteady (2011)
                                                                           

       Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/The+Valkyrians+-+Punkrocksteady+(2011),756589565.rar(archive)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.