segunda-feira, 18 de maio de 2015

Groovector - Ultramarine (2000)


E emergindo diretamente das profundezas das águas finlandesas, mais um ser característico da fusão do jazz com o progressive rock, Groovector.



Formada em Pori (costa oeste do país) no ano de 1996, este trio possui apenas dois álbuns de estúdio e um ao vivo, sendo o primeiro, "Ultramarine" lançado pela Mellow Records, o post em questão. No conhecido site "prog archives", eles são descritos como "symphonic progressive rock" bem estilo anos 70, e de fato, não há muitas bandas hoje em dia que fazem esse resgate do auge do gênero naquele período. O que o Groovector - visão pessoal - na verdade faz, é uma releitura do mesmo, mas obviamente com o olhar evolutivo (desculpe a redundância) do até então vindouro século 21, criando linhas melódicas extremamente envolventes, creditados ora por sons minimalistas, ora por mais complexos, incluindo também sons da natureza.


A faixa "Selangor" (estado da Malásia) talvez seja a que mais se encaixe no que digo, inclusive pelas referências étnicas na sonoridade. Pegada atmosférica do início ao fim, fazendo nada além de abrir caminho para o restante do disco que por sinal é maravilhoso. Se curte aquele ritual básico de sentar, relaxar e ouvir uma excelente música, recomendo facilmente este primeiro e grandioso trabalho do Groovector. Boa viagem.
(you need to register on "minhateca.com.br" to make free download)

Link: https://www.sendspace.com/file/qoizfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário