segunda-feira, 6 de março de 2017

Tasavallan Presidentti: Discografia


E o Trans Suomi Express segue firme na resistência dos bons sons finlandeses, apesar dos já habituais infortúnios técnicos/virtuais! Para começar o ano (atrasado) bem, vamos com o que há de mais fino na discografia sônica do jazz/prog: Tasavallan Presidentti.



É da capital Helsinki que vêm os Presidentes da República (nome em português da banda); formado em 1969 por Jukka Tolonen (guitarras) e Vesa Aaltonen (bateria), seguidos pelo ex-Blue Section Måns Groundstroem (baixo), Juhani Aaltonen (flauta e saxofone) e o inglês Frank Robson (vocais), lançam, naquele mesmo ano, seu autointitulado debut pela Love Records. Mas o disco mal vê a luz do dia e Juhani, descontente com a gravadora, pula fora do posto, dando lugar para Pekka Pöyry. Em agosto de 1970, a primeira aparição do grupo num festival de renome, o Ruisrock, em Turku, sudoeste do país. No mesmo ano, eles fazem o papel de "session band" do músico Pekka Streng e ainda gravam um álbum, o Magneettimiehen Kuolema (Death Magnetic Man), produzido por Groundstroem. 

Tudo parecia correr bem até vir mais uma barreira burocrática a fim de emperrar seu novo lançamento. Graças ao desinteresse de última hora de Bob Azzam, um agente da EMI, Tasavallan Presidentti II, gravado na Suécia ainda em 1970, foi lançado somente no ano seguinte, contando ainda com a péssima divulgação do mesmo, resultando no inevitável fiasco. 


(Parêntese impulsivo):

Disparado o melhor disco da banda! O rock no progressivo  se dá pela potência das guitarras de Jukka e a pressão exercida numa temperatura de escala Vesa; jazz gelado, erudito 'negão' e ambientações que mais parecem uma tranquila, mas corriqueira caminhada na floresta. À Massariana, digo: Tasavallan Presidentti II é uma ode aos bons sons. 





Longe de desanimar, os presidentes se apresentam mais uma vez no Ruisrock e engatam uma bem sucedida turnê pela Suécia, ganhando atenção da EMA local e assinando contrato para a gravação de mais um álbum e uma turnê inglesa na sequência. Curiosamente, a banda dispensa o inglês Frank; enquanto sua voz caminhava para o pop, os presidentes tomavam uma direção ainda mais progressiva, e Lambertland (1972) é a marca desse período, onde os contratempos eram pipocados a cada esquina.



No meio do caminho, mais uma baixa: sai Groundstroem, entra o primo de Tolonen, Heikki Virtanen para as quatro cordas. O ano de 1973 é intenso no que diz respeito a shows, tanto pela casa (Ruisrock novamente) quanto fora, tocando no importantíssimo Reading Rock Festival e fazendo programas como o da BBC (ambos na Inglaterra), alcançando status de banda residente da revista Musa (Finlândia).


             Reading Rock Festival '73 Line Up 

Mantendo a tradição dos atrasos, Milky Way Moses aparece em abril de 1974 com mais Jazz Fusion. Infelizmente, nem um disco tão bom como esse segurou as ondas do pessoal, que há tempos dava sinais de desgaste interno, desencadeando a esperada separação. 



Em 1999, uma ameaça de retorno aos palcos com shows aqui, ali, a gravação do ao vivo Live: Still Struggling For Freedom (2001) e o de estúdio Six Complete (2006), encerrando de vez as atividades em 2007 


O Tasavallan Presidentti nos deixa um legado inestimável neste universo tão restrito e ao mesmo tempo tão explorado (que paradoxo, não?) que é a música progressiva, experimental ou o que seu feeling decidir; foi um pequeno, mas significativo apanhado de álbuns que marcaram uma época, um lugar, mas uma incessante legião de escavadores sonoros, permitindo inclusive este, a mostrar sua importância aos fãs da música finlandesa. 





Jazzy Info:

+ O nome da banda foi tirado de um jornal.

+ Acredite se quiser: em 2008 Jukka Tolonen foi preso por agressão e delitos relacionados à drogas. Se converteu ao cristianismo na prisão e foi solto em novembro de 2009.

+ O já convertido Jukka lançou em 2011 o álbum "Juudan Leijona" ("Lion Of Judah" - ou "Leão de Judá" em português), com hinos tradicionais finlandeses, onde ele canta e toca piano. 

+ O último show da banda nos anos 70 foi com seus "rivais" Wigwam (futuramente no TSE).

+ Após a separação da banda, cada "presidente" seguiu seu caminho; Tolonen caiu de cabeça em sua carreira solo, e logo depois Pöyry, Kotilainen e Virtanen se juntaram a sua banda; já Vesa Aaltonen foi trabalhar numa produtora de filmes por um ano antes de seguir com o Pekka Pohjola Group, etc.


(you need to register on "minhateca.com.br" to make free download... it's necessary to avoid broken links)






                                              Tasavallan Presidentti (1969)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/Tasavallan+Presidentti+-+Tasavallan+Presidentti+(1969),756735781.rar(archive)





                                  Tasavallan Presidentti II (1971)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/Tasavallan+Presidentti+-+Tasavallan+Presidentti+II+(1971),756735279.rar(archive)







                                          Lambertland (1972)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/Tasavallan+Presidentti+-+Lambertland+(1972),756738695.rar(archive)







                                     Milky Way Moses (1974)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/Tasavallan+Presidentti+-+Milky+Way+Moses+(1974),756739758.rar(archive)






                                        Six Complete (2006)


Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/Tasavallan+Presidentti+-+Six+Complete+(2006),1071227301.rar(archive)




                                                                            
                                                                                 Fonte/Source:
                                                                             Bio - fi.wikipedia.org
                                                                             Add Info: soundi.fi
                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário