Terve! Desta vez as escavações foram mais profundas! Na verdade, é exatamente disso que se trata o TSE: raridades. E o fóssil encontrado vem de Hämeenlinna, sul do país. Ainda em fase de derretimento, lhes apresento um dos capítulos da gênese finlandesa da música eletrônica, Erkki Kurenniemi.
Igualmente entusiasta por videos, Kurenniemi possui uma filmografia que compreende em 14 curtas experimentais em 16 mm, com temas envolvendo natureza, ambiente humano, viagens, sexo e tecnologia; todos gravados entre 1964 e 1971. Apenas um, Ex nihilo, foi apresentado publicamente ao ser concluído — e consequentemente avaliado pelo Conselho Finlandês de Classificação de Filmes.
De 1971 à 1974, criou um diário, não em escrita, mas através de tapes. De 1980 em diante, seu foco girou em torno de filmagens e fotografias de sua vida pessoal, a fim de servir como material para um registro (de elemento central, a sua vida, obviamente) póstumo.
Dos paralelos traçados em sua carreira, a mais curiosa é certamente a sua pegada científica. Fazendo naturalmente conexões musicais (afinal, música é também, matemática), apresentou sua teoria matemática na música no artigo "Teoria das Harmonias" em 1985, e "Harmonias Musicais são Conjuntos Divisores" em 1988, no qual ele define a harmonia como uma função do conjunto divisor do número inteiro. Harmonia pode ser lida pela interpretação de sucessivos números com intervalos. As harmonias são simétricas, ou seja, suas relações de intervalos permanecem constantes, independente do conjunto divisor ser lido de trás pra frente e vice-versa. Do mesmo modo, todos os intervalos e acordes podem ser expandidos em uma harmonia através do cálculo do máximo divisor comum (MDC) e seu mínimo múltiplo comum (MMC), resultando na harmonia como H (MDC / MMC). Segundo a teoria de Kurenniemi, tanto maiores quanto menores acordes geram a mesma harmonia, o que em sua opinião explica o status tonal da música ocidental.
No começo da década de 1990, seus artigos se voltaram para a física, ao inovar escrevendo sobre redes trivalentes no qual ele chamou de Teoria de Campo Gráfico no espaço, tempo e matéria.
No começo da década de 1990, seus artigos se voltaram para a física, ao inovar escrevendo sobre redes trivalentes no qual ele chamou de Teoria de Campo Gráfico no espaço, tempo e matéria.
E finalmente, sobre música propriamente dita (se é que isso é possível aqui), suas composições em sua maioria, são eletroacústicas, feitas no estúdio da Universidade de Helsinque. Fragmentos devidamente compilados por uma desconhecida e generosa alma, Mika Taanila em 2002, trazendo este curioso degelo para os amantes dos bons e estranhos fósseis discográficos. Enjoy the weird!
Experimental Info:
+ Atualmente, Erkki é um pesquisador independente, especialista em inteligência artificial.
+ A composição "Andropodien Tanssi" (1968) foi em parte lançada pelos seus compatriotas progressivos Wigwam, no álbum "Wigwam: Tombstone Valentine" em 1970, sob o título "Dance of the Anthropoids".
+ Em 2011 Kurenniemi recebeu da então presidente, Tarja Halonen, a medalha da Ordem do Leão da Finlândia, além de anteriormente ter ganho o Prêmio do Ministério da Cultura e Educação da Finlândia e eleito como membro honorário da Universidade de Helsinque, em 2003 e 2004 respectivamente.
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Link: http://minhateca.com.br/transsuomiexpress/Trans+Suomi+Files/Erkki+Kurenniemi+-+*c3*84*c3*a4nityksi*c3*a4++Recordings+1963-1973+(2002),931679563.rar(archive)
References:
1. Conjuntos e Divisores:
http://educacao.globo.com/matematica/assunto/matematica-basica/conjuntos-e-divisores.html
2. Erkki Kurenniemi Bio:
https://en.wikipedia.org/wiki/Erkki_Kurenniemi
3. Electronic Music in Finland - The Early Days:
http://www.phinnweb.org/early/
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